E como era no passado, como as informações sobre perfumes ficavam sendo conhecidas?.
Lá no início da descoberta da perfumaria, era tudo muito precário e complicado, transmitir informações sobre qualquer novidade ou fazer com que as pessoas tivessem conhecimento sobre alguma coisa, demorava muito.
Segundo a história foi no Egito a origem dos perfumes , na verdade eram mais considerados como incensos do que propriamente perfumes, e diziam que quando eles queimavam as madeiras, folhas, especiarias e ervas, tudo junto, o aroma da fumaça que era produzida levava os seus pedidos e as suas orações mais rápido aos Deuses, ou seja a rede social daquele tempo era o caminho que a fumaça perfumada percorria e com isso se ganhava os novos seguidores que iam sentindo aqueles aromas, gostando dos cheiros, falando um para o outro, como se fazia aquilo, quanto tempo durava etc.
Tá vendo aí? olha a rede social mais eficiente que já tivemos , pois esta tem cheiro.
                           
Conta a história também que Cleópatra adorava a perfumaria e utilizava os cheiros para perfumar o ambiente que ficava com seus diversos amantes, era a arma de sedução que ela tinha e isto atraia seus amores, nada de foto, vídeo, nada virtual e sim a comunicação rápida era o cheiro, ou pelo menos com se diz " é o que tem para hoje", melhor dizendo, para aquela época.
É por isso que dizem que quando queremos seduzir, colocamos os perfumes mais fortes, mais atrativos, eles marcam territórios, eles aproximam pessoas, eles também são formas rápidas de passar a mensagem que queremos.
O que conta a história também é que os gregos aperfeiçoaram a perfumaria e que criaram as fórmulas, o que facilitou muito a maneira de se fazer perfumes e transportar pois duravam mais. Eram extraídos os óleos essenciais e transformados em pomadas ou cremes, o que facilitava o armazenamento e com isso podiam ser levados para vários lugares.
           
Dizem que os gregos na época antes de Cristo, por volta dos anos 800, já exportavam os óleos extraídos das rosas, dos lírios, entre outras flores, eles gostavam muitos dos aromas perfumados.
O povo Romano também deu uma grande contribuição para a expansão da perfumaria pois como eles gostavam muito de se banhar com os perfumes aromáticos, criou-se as casas de banhos, eles usavam os perfumes para tudo e até acreditavam que tinha poder curativo e essa informação correu mundo através das rotas comercias e das conquistas de terras chegando aos povos das Arábias, das Índias e China, foram muita trocas de informações e aprendizados, nada de internet, nada rápido, nada de ser prisioneiro de informações on line, tudo que se aprendeu e aperfeiçoou na perfumaria, foi através de muito lentidão e calmaria...
Só por volta dos anos 1300, já na idade média é que a perfumaria teve um grande progresso e ganhou um novo formato, com a inclusão do álcool na sua formulação e isto abriu mais as possibilidades de uso .
                                      
Na época de Luís XV,onde se tinha vários bailes nas cortes, todo mundo cheio de roupas pesadas, suavam muito e usavam bastante destes produtos para se refrescar e amenizar os odores, dizem até que Maria Antonieta tinha na mesa onde sentava um vaso com águas de rosas e um lencinho que ela sempre ia mergulhando e passando no pescoço quando sentia calor, dizem que a expressão Eau de Toilett, vem daí.
Muita coisa mudou de lá para cá, muito aprendizado, muitas descobertas, novidades, tecnologias, assim como as formas de se divulgar todo esse conhecimento.
Estamos presos sim às formas rápidas de ter informações, tudo mudou e muda o tempo todo no mundo, isso faz parte da vida, cada dia temos que nos aperfeiçoar , trocar informações e dividir conhecimentos com o maior numero possível de pessoas, mas nunca podemos esquecer da história que se passou, do caminho árduo e lento que foi trilhado para descobrir as coisas mas também eficiente e que nos trouxe até hoje.
Termino aqui falando um pouco da história da perfumaria ,através de fontes tiradas da Internet, das versões um pouco modificadas , ou como se diz, " qualquer semelhança é mera coincidência", certa que também faremos parte da história futura com as descobertas de hoje e sabendo que a forma de se comunicar pode nos aprisionar ou nos libertar, depende do caminho que vamos trilhar.
Beijocas  Cheirosas
 

Nenhum comentário:
Postar um comentário