domingo, 22 de maio de 2016

EMPATIA OU A FALTA DELA


 Oi pessoal,
 Falar deste assunto para algumas pessoas  pode até parecer chato ou, tema para as pessoas consideradas como politicamente corretas e consequentemente "chatas".
Ter a  capacidade  de se  colocar  no lugar  do outro é o que entendemos como empatia. Com isto, temos a capacidade  de entender as  coisas sob diversos pontos de vista, pois não existe uma verdade absoluta.
A falta de empatia trás  situações muito prejudiciais . É daí que vem os corruptos, os folgados, os interesseiros, os indiferentes e tantos outros pejorativos, pois não saber ou não entender o que o outro passa,  fica  sempre mais fácil para as pessoas que só querem " o venha a mim e ao vosso reino nada", as pessoas egoístas.
Se  colocar  no lugar do outro e procurar entender  as suas atitudes, seus pontos de vista, o motivo pelo qual  são diferentes, é o caminho que nos leva a evitar  conflitos, a ser mais complacentes. 
É ter maturidade  emocional que diferencia uma pessoa da outra e a empatia é justamente  isto, ser maduro emocionalmente para lidar com tudo que é diferente  em relação ao nosso ponto de  vista e saber aceitar  que a sua necessidade  não é menos importante do que a minha.
Nosso mundo precisa de mais empatia para que existam menos conflitos.
A procura diária de se evitar conflitos começa justamente em se colocar no lugar do outro.
Vamos fazer a nossa parte, ou pelo menos nos permitir a olhar o outro e aceitá-los como são.

Uma beijoca cheirosas em num dia ensolarado de domingo  em Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário