Oi pessoal,
Aqui no Brasil, o mês de Maio é considerado como o mês das noivas. Muitas pessoas gostam de marcar o seu casamento para esta data , justamente por ser uma data marcante no calendário.
Por causa disto , resolvi fazer uma postagem dando algumas dicas, ou melhor, pontuando alguma situações que não devem ser deixadas de lado quando se fala de etiqueta para estes momentos.
É até uma ousadia minha falar deste tema pois, duvido que tenha alguma noiva que não saiba de alguma situação que possa ocorrer em uma cerimônia de casamento, ou antes ou depois deste evento. As noivinhas sabem 'tuuuudo" de casamento.
Vou falar um pouco sobre como comunicar esta união aos amigos , falar sobre o convite e sobre como presentear os noivos.
COMUNICANDO A UNIÃO AOS AMIGOS
Sabemos que tem vários tipos de cerimônia, das mais "pomposas" feitas até em castelos, que segue todos os ritos e preparativos, até as mais simples realizadas em locais familiares ou em cartórios. Mas em todas as situações, sempre é bom fazer uma comunicação aos parentes e aos amigos.
- Quando os noivos decidem que vão fazer apenas uma cerimônia íntima, pode-se comunicar a união aos amigos e familiares convidando para a sua nova residência, isto geralmente é feito uma semana após o casamento. Caso os noivos viajem em lua de mel, este convite deve ser feito após o retorno.
- Quem preferir, pode fazer a comunicação desta união enviando um cartão mas, por ser uma situação mais informal, não precisa ser colocado o nome dos pais no cartão, apenas o nome do casal ( ela com o novo sobrenome adotado, se for o caso).
- Pode-se também informar a nova união por telefone mas, o casal ou as mães explicam que foi uma cerimônia muito íntima.
- Sabemos que estamos na era moderna porém, não é elegante fazer a comunicação da união por e-mail ou Watsapp, isto só ocorre se seus amigos estiverem no exterior ou forem apenas amigos virtuais.
CONVIDANDO OS AMIGOS
- Nem sempre é possível convidar para o seu casamento todos os amigos do seu local de trabalho e isto pode até causar uma situação de ciúmes e aí vai complicar né?. A dica de etiqueta para esta situação é convidar apenas os colegas mais próximos ou informar que só poderá convidar duas pessoas para representar o grupo do trabalho, isto porque se estas pessoas não conhecerem os outros convidados, então elas ficarão juntas e fazem companhia uma à outra.
- Caso você faça o convite apenas para a cerimônia na igreja, então coloque no mural apenas este convite, com certeza não são todos os colegas que terão vontade de comparecer. Mas, se você quiser que todos estejam presentes, principalmente se tiver festa, então entregue os convites a cada um.
- Hoje em dia é comum o próprios noivos convidarem para o casamento e no convite respeitosamente, citarem o nome dos pais. Existem vários modelos, sobre isto com certeza os noivos vão querer decidir juntos, não vou me detalhar neste assunto.
- O que diz a regra nos casamentos é que quanto maior o número de padrinhos mais formal é a cerimônia. Eles não tem que ser necessariamente casados. Se você chamar para seus padrinhos pessoas solteiras e sem parentesco, é ideal que você marque um encontro com todos juntos, antes do casamento, para que se conheçam.
PRESENTES AOS NOIVOS
- Caso você seja convidado para o casamento e não seja possível comparecer na cerimônia, mas já tenha enviado o presente, não precisa mais mandar os cumprimentos no dia do casamento.
- Algumas pessoas perguntam se é feio dar aos noivos dinheiro em vez de presente e de que forma fazer esta entrega. A resposta é a seguinte: Os noivos só deve fazer este pedido para as pessoas mais íntimas que saberão o motivo para isso. Caso queira receber o presente em dinheiro também dos demais convidados, pode-se sugerir a um amigo que faça este comentário, sem pedir diretamente a eles. Pode-se dar o presente em cheque, dinheiro ou apenas o comprovante do depósito efetuado na conta dos noivos e é elegante se colocar num envelope com um cartão bem legal.
Desejos aos casais, independente da forma que decidirem fazer a união, que sejam muito, muito e muito felizes pelo resto das suas vidas.
Beijocas Cheirosas
Este texto foi baseado na publicação da Celia Pardi , feito para a revista Claudia Modas.





Nenhum comentário:
Postar um comentário