domingo, 27 de março de 2016

CUIDADOS COM A PELE OELOSA




Olá pessoal,
Hoje vou falar  dos cuidados com a pele oleosa. Escolhi este tema , pois aqui em Salvador- Ba o clima está bastante quente e fica  quase impossível ter uma pele bonita, sem brilho ou sem o aspecto de cansada.
Para as mulheres que precisam trabalhar sempre andando pelas ruas, ou entrando em lugares que estão com pouco ar condicionado ou sem eles, é difícil manter uma aparência legal até o fim do dia.
O calor excessivo faz a transpiração aumentar.A oleosidade do rosto concentra-se geralmente na zona T e por isto precisamos ter alguns cuidados com a nossa pele.
  1. Higiene 
  2. Hidratação
  3. Fotoproteção adequada
  4. Maquiagem 
  5. Tratamentos
Dica 1- Higiene da pele 

A higiene diária da pele oleosa deve ser realizada com sabonetes líquidos, em barra ou em gel, próprios para remover a oleosidade da pele e que contenham na sua composição o ácido salicílico. A limpeza da pele deve ser realizada de preferência pela manhã e à noite , pois a lavagem em excesso pode provocar sensibilização ou mesmo efeito “rebote” (com maior produção de gordura pela pele). Deve-se evitar produtos com fragrância que possam contribuir para irritações. A pele oleosa deve ser tratada com agentes que estimulem a renovação celular (ácido salicílico e outros alfa-hidroxiácidos) e protegida diariamente com filtros solares livres de óleo (oil free) e que tenham a propriedade de controlar o brilho e a oleosidade excessiva da pele (ação matificante).

Dica 2- Hidratação da pele

A Hidratação da pele é fundamental para o nosso clima. É importante escolher hidratantes que não obstruam os poros, não contenham óleo (oil free) e não provoquem cravos (não-comedogênicos). Com estes cuidados, evita-se que a pele fique com um aspecto oleoso . Deve-se preferir hidratantes em loção, emulsão ou gel-creme, pois têm textura mais leve e suave do que os cremes concentrados. Os hidratantes devem ser livres de fragrância (fragrance free), para evitar a sensibilização da pele, especialmente em casos de tratamento concomitante para a acne. Alguns hidratantes podem conter substâncias que evitam a formação de cravos, como o ácido salicílico, e podem estar combinados com filtro solar.
 
Dica 3- Fotoproteção Adequada 
 
 Com o Sol a gente não pode brincar, ele é maravilhoso mas temos que ter  cuidado com a exposição em excesso ou sem um cuidado adequado. A radiação ultravioleta dos tipos A e B pode provocar queimaduras, redução das defesas naturais e imunológicas da pele (imunossupressão), envelhecimento precoce e câncer da pele. Para evitá-los é fundamental o uso do filtro solar com  FPS e  PPD adequados, recomendados por seu dermatologista. Hoje, há uma gama enorme de filtros solares que, além da fotoproteção, oferecem benefícios adicionais que atendem às necessidades dos diferentes tipos de pele. Para peles oleosas e com tendência à acne, é possível contar com protetores solares que auxiliem no controle do brilho, por meio de ações antioleosidade e antiumidade.
 
Dica 4- Maquiagem 

Algumas mulheres têm certo receio de se maquiar por terem a pele oleosa. Muitas vezes fica a dúvida se a maquiagem ficará realmente bonita – e sem aquele brilho excessivo, característico das peles oleosas – e se, no dia seguinte, a pele não acordará pior, com o surgimento de acnes, por exemplo.
Para os dermatologistas, no caso de peles oleosas, é preciso ter cautela ao usar maquiagem. “Os produtos devem ser livres de óleo, específicos para pele oleosa. Desde o corretivo, passando pelo pó compacto, blush, sombra e o demaquilante”. “Mas o cuidado principal básico é retirar toda a maquiagem antes de dormir”.
Existem produtos matificantes  que são boa opção, pois reduzem a oleosidade e ao mesmo tempo amenizam o brilho da pele.
 
Dica 5- Tratamentos
 
Muitas mulheres, por se sentirem de fato incomodadas com as características da sua pele oleosa, buscam nas clínicas de dermatologia e estética tratamentos que possam ajudar a pele a ter uma aparência mais bonita, com menos oleosidade.
Uma boa opção para isto são os peelings . “O peeling de ácido mandélico, por exemplo, é retirado das amêndoas amargas, e ajuda a reduzir a espessura do estrato córneo, diminuindo a oleosidade da pele”.
Outra ótima opção, é o laser de CO2. “Ele atua nas moléculas de água presentes em todos os tecidos, remove a camada externa da pele danificada, e promove o desenvolvimento de novo colágeno na derme e epiderme”.

Então, estas são algumas opções para o cuidado da pele oleosa.Mas, não deixe de consultar um(a) dermatologista que possa te indicar os melhores produtos (desde sabonete, hidratante, protetor solar até maquiagens) e tratamentos ideais para você, procure também sempre  manter uma alimentação mais saudável e beber  muita água.

Temos  sempre  que nos cuidar para nos sentirmos felizes.

Beijocas  Cheirosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário