Oi pessoal,
Voltando às postagens de Etiqueta à mesa, hoje  vou dar algumas dicas de como devemos  agir em situações que são embaraçosas e muitas  vezes não sabemos o que  fazer. É um assunto vasto e vou dar exemplos dos casos mais comuns que acontece com todos nós.
Temos que tentar agir nestes momentos da forma  mais natural possível, pois somos seres humanos e estamos sempre sujeitos a coisas inesperadas e aí,  que mora a sabedoria, se livrar dos embaraços com elegância. Vamos às  dicas:
Hora do Espirro
Quem tem rinite alérgica como eu, sabe o desespero que é ir a algum lugar quando está em crise e começar a dar as sequências de espirros, "poxaaa"!!! super constrangedor. Imagina se você estiver um uma mesa super chique , cheia de pessoas elegantes à sua volta e de repente vem àquela vontade imensa de espirrar no meio da refeição, como fazer neste caso?. Claro que não dá para segurar o espirro. Então, coloque a mão em concha, entre o nariz e os lábios e tente espirrar o mais baixo possível , mantendo a boca fechada. Se for imprescindível assoar o nariz, procure fazer o mínimo de ruído possível e cubra a mão que estará com o lenço, com a outra mão.Se for uma sequência de espirros, o mais correto é se levantar da mesa e ir ao banheiro. Depois que passar o espirro continue comendo normalmente.
Se ausentando da mesa
 Quando precisamos ir ao banheiro no meio de um jantar, ou almoço, a melhor saída é dizer  à pessoa que está ao seu lado "com licença, volto logo", de forma discreta, tomando o cuidado para não interrompê-la se ela estiver falando. Acontece com todo mundo né?
Vinho na Toalha
Se você esbarrou no copo e deixou o vinho derramar na mesa, o melhor é pedir desculpas e esperar que o garçom  ou a anfitriã ofereça uma solução. Caso você queira tomar a iniciativa, então coloque um guardanapo sobre a mancha. Mas , se a coisa foi pior tipo, sujou uma outra pessoa com vinho, então cabe ao garçom ou à dona da casa trazer um gelo num guardanapo para limpar. Se foi uma mulher que virou a bebida na roupa de outra mulher , então deve acompanhá-la ao banheiro(agora,se ela  for sua  rival  melhor  não ir, lembram das cenas das novelas?kkkk). Brincadeira  à parte, geralmente estas coisas acontecem sem um propósito, então vamos sair destas situações com elegância.
  
O peixe e a espinha
Se o prato que for servido for peixe e por acaso tiver espinha, não perca a classe. A forma mais sutil de se livrar dela é cobrir a boca com a  mão esquerda, em forma de concha, pegar a espinha com o dedo polegar e o indicador e colocá-la num canto do prato. Se ela for muito pequena e difícil de segurar, rejeite uma pequena porção do peixe com a espinha no garfo, sempre cobrindo a boca, e deixe-a no prato. Tome o cuidado de cobrir com arroz, batata ou um pedacinho do próprio peixe.
Elegância e sutileza , sempre...
Folhinha no dente 
  Gente, esta é uma situação constrangedora e ao mesmo tempo engraçada. Diga se não dá vontade de rir, quando você vê a pessoa que está comendo ao seu lado com uma folhinha ou casca de feijão no dente? E se for você? É chato né?. Então, o que devemos fazer nestas situações?. Mesmo que você não tenha intimidade com o seu vizinho de mesa e ele esteja com um pedacinho de alface no dente, não deixe de alertá-lo. Como não se usa palito em público, ele deverá ir ao banheiro.Faça o mesmo se for com você, peça licença e vá ao banheiro e depois volte à mesa com um lindo sorriso no rosto.
E o caroço da  Azeitona?
Gente, eu "amoooo" empadinhas e azeitonas e elas combinam muito bem... mas quando você está saboreando uma empada e mastiga um caroço "aiiii", que ódio viu?. O que fazer com este infeliz?. Bem, se você estiver em uma mesa, cubra a boca com a mão esquerda em concha, leve o garfo até os lábios para recolher o caroço e coloque-o no prato. Se isto acontecer em um coquetel informal , cubra a boca com a mão em forma de concha e pegue o caroço com o polegar e o indicador. Depois embrulhe-o no guardanapo de papel e descarte.
 Talharim que nunca acaba
Adoro talharim e  espaguete, mas tem horas  que  quando estamos  comendo, parece que nunca vai acabar de enrolar no garfo. Sim  estas massas se come enrolando no garfo, nada de cortar em pedaços. Quando ocorrer  você enrolar uma porção do talharim no garfo e ele nunca ter fim, você pode parti-lo com a lateral do garfo, nunca use a faca. Isto serve  também para outros tipos de massas de formato grande como canelones."Buon Appetito".
Alergia a Alimentos
 Pessoal este assunto é até perigoso. Alergia a alimentos, pode provocar situações  altamente  constrangedoras , tem gente que  só de ouvir a palavra camarão começa logo a coceira no corpo. Se você tem alergia a algum tipo de alimento e esteja em um jantar na casa de amigos e o prato principal tiver  este ingrediente, aceite apenas os acompanhamentos, sem fazer alarde. Se a anfitriã perceber, então diga a verdade.
Outra situação incômoda é se por acaso, você não gostar do que foi oferecido, neste caso, peça para servir pouco do prato principal e coma somente a guarnição.Bom é quando se tem uma segunda opção, aí tudo se resolve...
Outra situação incômoda é se por acaso, você não gostar do que foi oferecido, neste caso, peça para servir pouco do prato principal e coma somente a guarnição.Bom é quando se tem uma segunda opção, aí tudo se resolve...
Cabelo  na comida 
 Encontrar um cabelo ou um bichinho em uma comida é super desagradável e muitas vezes desconfortante, pois podemos até perder o apetite.A depender de onde a gente esteja , podemos agir de forma diferente, mas  sempre procurando se manter discreto para não causar muito constrangimento entre as pessoas que estão ao seu lado.
- No restaurante
 
- Na casa de um amigo
 
Nestas situações todas, sempre temos que ser discretos para não constranger as outras pessoas. O bom da história é que engolir cabelo não faz mal, ninguém nunca morreu disto, mas que dá nojo dá...kkk. 
Beijocas cheirosas por hoje.
Bom,
 estas dicas  de hoje, são de situações que acontecem com todos nós em 
algum momento , então nada de desespero e nem alardes, agir com 
naturalidade sempre é a melhor saída .Tudo sempre acaba bem.
  Beijocas cheirosas por hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário